top of page

O que precisamos de aprender a fazer é a olhar para o pensamento, e não a partir do pensamento.

Steven C. Hayes

Equipa - Clínica Inês Sampaio Figueiredo

QUEM SOMOS

Somos uma equipa especializada e dedicada à saúde mental. Acreditamos que sem ela, não há saúde. Por isso, priorizamos as relações humanas e o bem-estar. Dedicamo-nos diariamente à prática clínica de forma ética, íntegra e profissional.

OS NOSSOS VALORES

Estes são os valores que norteiam o nosso trabalho e o nosso modo de estar. É a partir deles que estabelecemos relações entre nós, enquanto equipa, e com todos os clientes que nos confiam o seu bem-estar e saúde mental.

Proximidade - Empatia - Respeito - Transparência - Confiança

A NOSSA MISSÃO

Contamos com já alguns anos de prática e procuramos oferecer um serviço diferenciado e de excelência. Fazemos formação constante, inter e supervisão. Valorizamos a escuta e compreensão de cada pessoa nas suas especificades e cada experiência humana como única. Acreditamos que apenas acolhendo cada pessoa sem julgamento e numa ótica de aceitação e validação podemos fazer um bom trabalho.

A terapia cognitivo-comportamental diz respeito a um conjunto de abordagens psicológicas cientificamente validadas e cujos estudos têm demonstrado serem eficazes em diferentes grupos de perturbações mentais. A intervenção procura compreender a ligação entre os pensamentos, as emoções e os comportamentos. Acreditamos que o pensamento é gerador de emoções que, por sua vez, despoletam acções. Nesta lógica, procuramos identicar padrões de pensamentos automáticos negativos, ajudando a reestruturá-los, resignificando cada situação, experiência ou circunstância. Não queremos incentivar uma lógica de pensamento positivo mas antes a capacidade de racionalizar e adoptar uma visão realista face às circunstâncias. Ao fazê-lo, ajudamos a promover a mudança desejada no modo de pensar, sentir e agir.

A abordagem integrativa combina diferentes modelos teóricos, permitindo uma resposta adaptada às necessidades de cada um, contemplando as idiossincrasias do ser humano. A investigação baseada na evidência tem demonstrado que esta abordagem contribui positivamente para a eficácia da intervenção psicoterapêutica.

TERAPIA COGNITIVA, COMPORTAMENTAL E INTEGRATIVA

bottom of page